O INÍCIO

Final de 1984. Acaba a banda “Antro do Mal”. O guitarrista Marcos Viseu entra para a banda “Salario Mínimo” e Julio Viseu ,vocal da “finada” banda, tem a idéia de continuar divulgando o heavy metal mas de outra maneira .Cansado de só ouvir porcaria no rádio a idéia de Julio foi fazer ele mesmo um programa de rádio para tocar o que ele e todos que curtiam metal queriam ouvir e que também falasse da mesma maneira que eles falavam. E começa assim a tomar forma o que viria depois de alguns meses a se tornar o primeiro programa de heavy metal da cidade de São Paulo, o Programa Rádio Corsário

Após meses de batalha e espera , Julio Viseu finalmente consegue um horário na Imprensa FM 102.5 e convida então dois amigos Carlos Bacalhau (ex-baixista do Antro) e Luiz Heavy (manager do Antro , falecido em 2008) para com ele produzirem e apresentarem o programa. Luis Heavy foi quem sugeriu o nome Rádio Corsário devido a enorme quantidade de musicas piratas que eles tinham disponível na época. Julio concordou com o nome, Luis fez o esboço do primeiro logotipo do programa e o desenho foi feito por Glaucia Espósito.

Finalmente no início de 1985 vai ao ar o primeiro programa Rádio Corsário com Julio Viseu comandando os microfones acompanhado de Carlos Bacalhau e Luiz Heavy. Ia ao ar aos sábados das 19:30 as 20:30 sempre ao vivo. Em poucas semanas a audiência do programa estourou e passou a ser conhecido por toda a cidade e também fora de São Paulo. Achando que só uma hora era pouco, a cada mês Julio foi conseguindo aumentar o horário do programa até se tornar o mais longo programa de heavy que já existiu em São Paulo com quatro horas e meia do mais puro metal ao vivo,aos sábados das 19:30 à meia noite.

Durante os dois anos que durou essa fase do programa e com o aumento do horário, Julio resolveu convidar outras pessoas para dividir com ele os microfones de seu programa.Durante seis meses Zema (baterista da banda Korzus,falecido em 1987) apresentou uma hora do programa com o Julio.Outras conhecidas figuras do rock também fizeram parte do programa a convite do Julio como Mario Sodré (ex -97 fm) , o capitão de aço Beto Peninha(ex -97 FM/Seção Rocambole) ,Toninho (Rock Brigade) e Walcir Chalas (Woodstock / Comando Metal) antes de ter seu primeiro programa na 89fm.Walcir , durante algum tempo, apresentou com  Julio meia hora do programa onde tocavam os últimos lançamentos.

O programa virou point da galera metal  e passou a ser freqüentado por praticamente todas as bandas da época.Cerca de trinta a quarenta pessoas entre amigos e bandas chegavam a se reunir na radio para participar ou apenas curtir programa ao vivo e encontrar os amigos.Bandas conhecidas e outras que viriam a se tornar conhecidas freqüentavam o programa como por exemplo  o Viper, Salário Mínimo, Korzus, Golpe de Estado, Centurias, Dr Sin, Vulcano, Harpia, Necromancia, Avenger, Virus, Overdose e dezenas de outras bandas.O ambiente do programa era acima de tudo de amizades.  Foi o primeiro programa a tocar “Sepultura”no rádio em São Paulo e viu também o surgimento da banda Viper que também costumava freqüentar o programa. A Corsário sempre abriu o espaço para todas as bandas nacionais tocando seus discos e fazendo entrevistas.O programa também era ouvido ao vivo infalivelmente no Black Jack bar  e geralmente era para lá que os “Corsários“ iam ao sair da rádio.

Um dia no meio do ano de 1987 o Julio foi chamado para uma reunião na rádio e veio a noticia de que toda a emissora ia mudar e todos os programas seriam tirados do ar.

Era o fim da Rádio Corsário.

Será??

13  anos depois.......

Maio do ano 2000, Julio estava dirigindo pra casa e ouvindo Slayer (Metal Storm que era a abertura da Corsário na década de 80) e, naquele clima de “ano 2000”, do nada fez o que já pensava em fazer a anos: ligou para a diretora da rádio e disse que queria voltar com o programa. O que ele nunca pensou é que a resposta chegaria tão rápido. Apenas dois dias depois recebeu um telefonema da diretora Matilde Bueno dizendo que tinha o horário. O resumo da conversa:

(Matilde)- Julio o horário é seu. Pronto pra começar o programa?

(Julio)- Estou no aeroporto indo pra Nova York       

(Matilde)- Quando você volta?     

(Julio)- Quinta que vem.

(Matilde)- Então domingo você coloca o programa no ar.

Ao voltar de viajem e com apenas três dias para começar o programa  tudo tinha que ser rápido, então Julio  logo ligou para um amigo de nome Sergio Gadelha. O resumo da conversa:

(Julio)- Lembra do meu programa Rádio Corsário?Vai voltar ao ar.

- Ta afim de fazer comigo o programa?

(Gadelha)- Sério?! Ta brincando! Claro! Você acha que vai conseguir o horário?

 (Julio)- Já consegui e vai pro ar daqui a três dias. (risos)

(Gadelha)- .............VOCE É LOUCO!! (risos) Mas vamos nessa!

(Julio)- Liga pra Anete e diz que eu convidei ela também.

Assim em Maio de 2000 voltou ao ar pela Imprensa FM 102.5 aos domingos das 22:00 as 24:00 hrs ao vivo o programa Rádio Corsário com Julio, Gadelha e Anete apresentando uma hora de heavy e uma de clássicos e alternativos do rock. E como sempre com entrevistas e dando força as bandas nacionais.

Em 2001 Sergio Gadelha saiu do programa por motivos pessoais. Para o seu lugar, Julio resolveu convidar um antigo amigo, Sergio Pachá que passou a apresentar o programa com o Julio e a Anete, e se tornou o braço direito do programa.

No fim de 2001 mais um desfalque. Anete anunciou que apesar de adorar o programa teria que se afastar por motivos pessoais.

O ano de 2002 começou com a dupla  Julio e Pachá e o programa ia muito bem até que em junho de 2002 Julio se afastou do programa temporariamente. Foi a primeira vez que o programa não foi apresentado pelo Julio e assim ficou por quase três meses. Nesse curto período o Pacha apresentava o programa sozinho e uma das entrevistas foi com a banda Korzus, velhos conhecidos da Corsário, e nessas o Silvio Golfetti (guitarrista do Korzus) que nesse dia era  entrevistado  se ofereceu  a ajudar e foi aceito por Julio e Pachá como produtor e comentarista.Nessa época  juntou-se a equipe Gilberto Casagrande ( A Universal) também como produtor. Nessa época também foi criado o novo logo da Rádio Corsário idealizado pelos membros da Corsário e desenhado pelo Dick (baixista da banda Korzus). 

Com a volta do Julio, com a entrada de Silvio e Casagrande  e ainda junto com o Pachá o programa entrou a partir de agosto de 2002 em uma nova fase e uma ascensão vertiginosa.Tem feito entrevistas com as mais variadas bandas e personalidades da musica nacionais e internacionais.Dezenas de bandas e artistas ja passaram ou foram entrevistados  pelo programa como Shaman, Angra, Sepultura, João Gordo (Ratos de Porão), Korzus, Helloween, Udo, Stratovarius, Kotipelto, Primal Fear, Deep Purple, Ian Andersen(Jetrho Tull), Focus, Grave Digger, Krisiun, Dr Sin, Golpe de Estado, Garotos Podres, Língua de Trapo, Destruction,Venon, King Diamond, Exiter, Napalm Death, Nazareth, America, Dio, Creedence Clearwater Revival, Dimmu Borgir, Motorhead,Therion,Children of Bodon, Scorpions, Nightwish, 69 Eyes, Doro Pesh, Ed Guy, Arch Enemy, Judas Priest, Blind Guardian, Evergrey, Anthrax, Vader, Bruce Dickinson, Testament, CircleIICircle, Ektomorf, Bruce Kulick, Jimi Jamison (Survivor), Deep Purple, Iron Maidem, Brujeria , Possessed, Genocidio, Mayhem, Asesino, Private Line, Paul D'ianno, Queensryche, Van Canto, Mark Ramone, Exodus, Kreator, Sodom, Nuclear Assault, Mayhem, Asesino, Possessed, Divine Heresy, CJ Ramone, Bad Chopper, Queensryche, Richie Kotzen, Steve Adler (Guns & Roses), Tim Ripper Owens(Judas Priest), Steve Grimmett (Grim Reaper), Michael Schenker Group.... e mais inúmeras bandas.Alem de alguns artistas não diretamente ligados ao rock que fizeram participações especiais no programa como  Sula Miranda, Jackeline Petkovic, Brito Junior entre outros.

Os integrantes do programa são conhecidos por “estarem em todas” pois fazem a cobertura de praticamente  todos os shows e backstages, entrevistam as bandas, vão a lançamentos de CDS, festas de toda mídia ligada ao rock, seção de autógrafos,coletivas de imprensa, enfim, estão em praticamente todos os eventos ligados ao heavy metal e ao rock em geral.

O formato do programa foi criado pelo Julio que sempre quis o programa apresentado ao vivo e em dupla para dar mais dinamismo e naturalidade já que alem das informações como nome das musicas, datas de shows e noticias ligadas ao  rock muitas vezes eles ficam literalmente ‘’trocando idéia’’ ao vivo durante as duas horas do programa. Apenas as informações básicas são anotadas, o resto é puro improviso.

Hoje a Rádio Corsário é o mais antigo programa de rádio dedicado ao rock pesado em atividade no Brasil.

Parou por aí...

Será?

Não mesmo!! Daí nasceu a :

TV Corsário

Voltando de uma viajem de férias em julho de 2004 Julio Viseu chegou a São Paulo com a idéia fixa de colocar em prática uma idéia que tinha a muito tempo: levar seu programa de Rádio também para a TV.Poucos dias depois Fabio Macarrão do Sleevers AlternaTV fez contato com Julio Viseu para fazer uma matéria para seu programa a respeito da Rádio Corsário.Marcaram então uma visita da equipe do Sleevers à Radio Corsário e após a entrevista Fabio Macarrão ofereceu uma parceria a Julio para um programa de 30 minutos na tv no horário na seqüência do Sleevers. Julio aceitou imediatamente e assim no dia 30/08/2004 foi ao ar o primeiro programa com o nome de TV Corsário.

Ao colocar o nome de TV Corsário ficou claro que a intenção de Julio era de fazer de seu programa de tv uma extensão da Rádio Corsário. As entrevistas com bandas feitas por Julio que são ao vivo no programa da rádio passaram a ser filmadas por Fábio Macarrão e Rômulo "Orelha" e apresentadas depois no programa TV Corsário seguidas de vídeo clipes variados. 

continua....

 

Membro Fundador

Julio Viseu

Membros Atuais

Julio Viseu
desde 1985

Tarsis Marim
desde 2003

Antigos Membros

Carlos Bacalhau
1985 à 1987

Luiz Heavy
1985 à 1987

Walcir Chalas
1986

Zema
1987

Beto Peninha
1987

Mario Sodré
1987

Sergio Gadelha
2000 à 2001

Anete Fonseca
2000 à 2001

Casagrande
2002 à 2004

Silvio Golfetti
2002 à 2007

Sergio Pachá
2001 à 2012